Apresentação da ANIPIA

A Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (ANIPIA) nasceu da necessidade premente em se responder às exigências crescentes do internato de Pedopsiquiatria, e tem como principal objectivo a melhoria das condições da formação do mesmo. Nascida de uma forte vontade de cooperação dos internos de todo o país, a ANIPIA pretende dar voz aos internos desta especialidade e proporcionar-lhes uma panóplia de projectos, serviços e apoios, complementando as suas necessidades como pessoas e como médicos.

História

A Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (ANIPIA), foi constituída no dia 21 de Julho de 2011 na Loja do Cidadão de Odivelas, na sequência de uma Assembleia Geral extraordinária realizada em 17 de Maio de 2011 em Vila Nova de Gaia.

Mandato 2020 - 2022

Mensagem da Presidente da ANIPIA - Rita Amaro

Foi com grande alegria e entusiasmo que me propus a este desafio: o de ser presidente da ANIPIA. Acredito que tempos conturbados são também tempos de reflexão, de mudança e de crescimento e, por isso, pensamos uma estrutura diferente para este mandato da ANIPIA: uma equipa organizada por departamentos com projetos e formações que pretendem aproximar-se das necessidades dos médicos internos da especialidade. Cada departamento terá um coordenador responsável e que trabalhará em estreita relação com a equipa do Núcleo de Gestão. O Núcleo de Gestão será a coordenação da associação e responsável pela construção dos grandes projetos a que nos propomos neste mandato. Teremos um grande projeto relacionado com a promoção da investigação e publicação em Pedopsiquiatria, o ENIPIA, provavelmente em moldes diferentes adequados a tempos diferentes, e dois projetos com o objetivo de formar, educar, desestigmatizar e sensibilizar para a saúde mental infantil.

Brevemente divulgaremos mais sobre estas atividades que andamos a construir. 🤫

Queremos estar em rede, ligados e atualizados!